RIALMA, 15 DE JUNHO DE 2009.
CURSISTA : JUSLEIDE NERIS RODRIGUES BORBA

OFICINA DE RETRO PROJETOR



Grupo I – Saquinhos Plásticos
Criar uma história sem palavras, utilizando saquinhos plásticos.
- Recursos a serem utilizados: CD com música sobre o Meio Ambiente( Planete Azul – Chitãozinho e Xororó);
- Criar uma última transparência pontuando as possibilidades pedagógicas que o recurso oferece.


Grupo II – Turma da Mônica – Vidro
- Finalizar uma charge: apresentar sequência de uma charge;
- Fazer uma analogia com o final da história original;
-Criar uma última transparência pontuando as possibilidades pedagógicas que o recurso oferece.


Grupo III – Música impressa – A Casa – Papel Celofone
- Ilustrar a música em sequência e socializar com o grupo, cantando e passando a transparência;
- Criar uma última transparência pontuando as possibilidades pedagógicas que o recurso oferece.


Grupo IV – CD com Música – Saquinhos Plásticos Grandes
- Produção de “videoclipe” com retroprojetor;
-Ilustrar a música: O caderno (Toquinho);
-Criar imagens coerentes com a música e apresentar as transparências colocando a música de fundo.

1ª sugestão: Cada educando fará uma ilustração de um verso, isto é, fará um desenho, colorido ou não, que represente aquilo que a música sugere. Se o número de versos for maior que o número de componentes, alguns poderão fazer duas ilustrações. É importante que cada ilustração seja feita em uma única transparência, ou em um saco plástico corrido;

2ª sugestão: Pode-se colocar a letra que o desenho está representando no rodapé da página para facilitar a compreensão da música;

Em seguida o grupo fará apresentação do trabalho fazendo tocar a música. A cada verso deverá ser colocada a transparência correspondente. É importante estar atento para a sincronia dos movimentos. Se o grupo achar necessário pode ensaiar antese de apresentar.


Grupo V- Contos/Poesia
*Após ler a poesia, construa estratégias pedagógicas para trabalhá-la, utilizando o retroprojetor. (Ex.: Ilustrar a poesia, parodiá-la e etc);
*Criar uma última transparência pontuando as possibilidades pedagógicas que o recurso oferece.


This entry was posted on 06:56 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: